Preciso confessar um defeito meu. Sempre fui inconstante em tarefas longas. Não sei exatamente o motivo, mas dou força total no início de projetos. Faço tudo direitinho. Mas com o passar dos dias começo a ter pequenas falhas. Ouvi uma vez de um cervejeiro amigo meu que meu blog funcionava “aos soluços”. Passava muitas vezes sem publicar uma semana inteira e, na outra, soltava 20 conteúdos.
Quem está por aqui já deve saber que ganhei um edital para escrever um livro sobre a história da cerveja. Principalmente agora nesse período de escrita estou “soluçando” novamente. Escrever algo longo assim é um verdadeiro exercício de disciplina.
Se essas informações foram úteis, que tal apoiar a gente? Nossa assinatura paga garante que possamos continuar produzindo algo relevante. Aqui fica um agradecimento especial aos Apoiadores e Apoiadores Vips: Gustavo de Castro Nascimento, Ricardo Bastos Smith, Maria Anita Mendes e Guilherme Lucas.
Por isso parei de publicar aqui há um tempinho. Achava, ingenuamente, que conseguiria acabar rápido. Tenho prática com texto. Escrevi minha carreira inteira. Mas o tamanho da empreitada está se mostrando um desafio maior do que imaginava.
Também percebi que não adianta parar minha vida para escrever. Além de ter que pagar os boletos — digo sempre que difícil não é escrever um livro, mas sobreviver enquanto se faz isso —, o tempo extra não necessariamente se converte em páginas escritas.
Toda essa explicação é para dizer que, sim, voltei com as Newsletters. Pausar a publicação foi importante, mas definitivamente não rendeu como eu imaginava. Para esse ano, no entanto, vou retomar de um jeito um pouco menos formal e dispendioso — escrever consome tempo. Acredito que a qualidade seja mantida e com muito mais prazer no fazê-la. Espero que continuem gostando e que meus soluços aos poucos se tornem constância.
Curso de Estilos de Cerveja BJCP
Estou lançando meu primeiro infoproduto! Um curso online, com aulas ao vivo (elas também ficam gravadas) sobre estilos de cerveja pelo guia do Beer Judge Certification Program (BJCP), um dos mais usados no mundo. Decidi criar algo assim porque aprendi muito sobre cerveja de três formas: entrevistando pessoas, fazendo cursos e julgando cervejas. Então, por que não usar toda essa prática de julgamento, de avaliação de cervejas, como recurso didático e de fixação de conteúdo?
É um curso que serve tanto para quem é profissional da área ou que já fez outros cursos, de repente aprendendo estilos por outro guia, e quer se reciclar, complementar e atualizar os estudos (vamos falar de estilos e tendências recentes); quanto para quem está começando, já que abordaremos conceitos básicos de matérias-primas, processo e análise de cervejas, fundamentais no BJCP.
Também serve como um curso preparatório para quem quer fazer exames do BJCP (Entrance, Tasting e Written), que tem como base os estilos de cerveja do próprio guia. E também para quem pretende fazer a certificação de profissionais americana chamada Cicerone, que usa o mesmo guia de estilos como base.
As aulas serão todos os sábados de fevereiro, o dia todo, com uma mentoria especial de assistência e tira-dúvidas às noites de terças-feiras. Além disso você recebe materiais e exercícios para fixação dos conceitos aprendidos e participa do Grupo de Estudos da Cerveja, que terá notícias e dicas para quem estuda o assunto.
Tudo isso por só R$ 89,72 em 12 vezes ou R$ 899,00 à vista. As informações completas estão lá no BarDoCelso.com.
As inscrições se encerram dia 31 de janeiro. As aulas começam dia 1 de fevereiro.
Não deixe para se inscrever na última hora!
MERCADO
Corona é eleita a marca de cerveja mais valiosa do mundo pelo segundo ano consecutivo
Eleição é feita pelo ranking global Brand Finance, que deixou a marca da Ambev no topo novamente. Nesta edição do Global 500 2025 Report, a cerveja mexicana cresceu 28,6% em valor de marca na comparação com o último ranking divulgado.
Inscrições para o Concurso Brasileiro da Cerveja de Blumenau se encerram dia 31
O concurso, que chega a sua edição de número 13 e é realizado em Blumenau (SC), terá as inscrições de amostras encerradas no final de janeiro. Já submeteu sua amostra? É um ano importante, de retomada do Festival Brasileiro da Cerveja pelas cervejarias. Bora? Inscrições no site oficial.
Câmara aprova reforma tributária favorável ao setor cervejeiro
Entre os últimos trabalhos do Congresso no final do ano passado, foi aprovadò o texto da Reforma Tributária mantendo pontos importantes para o setor cervejeiro. A lei foi sancionada pelo presidente Lula há uma semana, em 16 de janeiro. Além de rejeitar uma nova Substituição Tributária incluída pelo congresso, o texto manteve: imposto seletivo gradual conforme o teor alcoólico das bebidas; o não aumento da carga tributária atual; diferenciação tributária para pequenos produtores em função do volume produzido e tipo de produto. Leia mais no Guia da Cerveja
Grupo Petrópolis pega empréstimo com banco dos irmãos Batista
Muito burburinho está rolando no mercado sobre uma suposta compra de parte do Grupo Petrópolis pelos irmãos Batista. Dia desses saiu uma notícia que o grupo pegou dinheiro no banco dos irmãos. Queria ser uma mosquinha para ouvir essas reuniões.
Bart Watson se torna novo presidente da entidade
Também em dezembro, o ex-Economista Chefe da Brewers Association, a associação das micro-cervejarias norte-americanas, se tornou o presidente da organização. Ele assume como CEP após ter sido vice-presidente em 2024. Bob Pease, ex-presidente e uma lenda da cerveja artesanal, se aposentou após 32 anos de serviços prestados agora no início de 2025.
ALTOS E BAIXOS DO MERCADO
EM BAIXA
Ambev fecha brewpub Goose Island Brewhouse em São Paulo
Uma das notícias ruins de dezembro foi o fechamento do Goose Island Brewpub, de São Paulo, um dos poucos brewpubs da marca no mundo. O local continuou funcionando com outra marca, continua com parte da equipe que trabalhava na casa, mas não fabrica mais cervejas próprias — a cervejaria foi desativada. Uma das questões que se repetiu com muitas pessoas com quem falei sobre o assunto é: se até a Ambev está tirando o pé das marcas artesanais, é porque não deve haver uma perspectiva de recuperação do mercado a curto prazo. Não concordo totalmente (acho que há muitos outros interesses e motivos possíveis). Mas de fato não foi legal.
EM ALTA
Nova campanha da Heineken 0,0% ficou genial
Não sei se vocês já viram os novos comerciais da Heineken 0,0%. Mas estão muito bons. A ideia é quebrar estigmas do consumo da cerveja sem álcool, enfatizando que consumo não é só para quem tem restrições ou está dirigindo. É para qualquer momento. Intitulada “0.0 Reasons Needed”, ela tem três filmes (De Dieta?, Dirigindo? e Trabalhando até tarde?). As peças publicitárias foram filmadas em Barcelona pela LePub.
CULTURA CERVEJEIRA
Mais duas cervejas engordam o mercado das artesanais sem álcool
As cervejarias Three Monkeys, do Rio de Janeiro, e Dádiva, de Várzea Paulista (SP), anunciaram o lançamento de cervejas sem álcool agora em janeiro. A primeira lança um dos seus rótulos mais clássicos, a Classic IPA, em versão sem álcool. A segunda, firmou parceria com a imobiliária focada em amantes da arquitetura Refúgios Urbanos para a produção de um rótulo colaborativo. Esse foi o tema de um vídeo dia desses.
Empresa brasileira lança cerveja com Whey Protein!
Chegou ao mercado aquilo que todo o cervejeiro marombeiro – uma pequena minoria, claro – gostaria! Foi lançada a Beer Protein, uma American Wheat Beer com 10 gramas de proteína atingidas por uma dose extra de Whey Protein. O case é inétido no Brasil, mas já existem versões no exterior, como a alemã Joybrau Protein Beer.
Startup transforma resíduos de lúpulo em painéis construtivos
Sustentabilidade é palavra de ordem atualmente. Pena que muitos players do mercado cervejeiro artesanal ainda não pensam nisso. Mas há muita gente de olho nesse conceito mundialmente. Na Alemanha, a startup HopfON desenvolveu um método para reutilizar o resíduo das colheitas de lúpulo (folhas, caules e cipós) para criar e vender painéis estruturais e acústicos, além de material de isolamento.
OUVINDO
Para recomeçar de maneira divertida. Nathaniel Rateliff & The Night Sweats - S.O.B.
Boa semana e boas cervejas para todos!